X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Horário de Trabalho de Segunda a Sexta 08:00-18:00
Entre em Contato 54 3452.6289

14 dos 16 comentaristas já estão confirmados

14 dos 16 comentaristas  já estão confirmados

14 dos 16 comentaristas já estão confirmados

Lucinara Masiero Notícias 315 Views 5 Min. de Leitura

  • Compartilhar com os amigos
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

16º integrante será sorteado entre o público no dia 28 de setembro

 

Enólogos, jornalistas, blogueiros, sommeliers, médico, consultor internacional de vinhos e a presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) formam o painel de comentaristas da 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019. Quatorze de 15 convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) já estão confirmados. O 16º comentarista será conhecido somente no dia 28 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, mediante sorteio entre o público participante.

São 16 comentaristas porque são 16 amostras degustadas ao mesmo tempo e às cegas por cerca de mil apreciadores de vinhos de todo o Brasil, inclusive do exterior. Cada amostra é comentada por um dos membros da mesa principal, que compartilha com o grande público suas impressões acerca do vinho. A rotina se repete há 27 anos. E assim a Avaliação se tornou a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Não existe outro evento do gênero em qualquer parte do planeta.

A maior e mais importante instituição internacional do mundo do vinho, a OIV, estará representada pela presidente Regina Vanderlinde, enóloga brasileira que desde 2018 está à frente da organização, posição conquistada pela representatividade do Brasil no setor. Junto com ela, o enólogo espanhol Jaume Gramona, especialista em cavas; o professor italiano Vincenzo Gerbi e o Master Sommelier americano Evan Goldstein, compõem o painel.

Ao promover a Avaliação Nacional de Vinhos, a ABE cumpre seu papel de promover o vinho brasileiro, missão que é compartilhada com esse painel de comentaristas. Por isso, a entidade mescla profissionais de diversas áreas, mas que têm em comum o gosto pelo vinho. “Formamos um grupo diversificado com o propósito de levar a cultura do vinho para o maior número de pessoas possível. Mostramos ao mundo a evolução da produção nacional, compartilhando aromas, sabores e a emoção que somente o vinho proporciona. A Avaliação está além de qualquer marca, carregando consigo a técnica e a sensibilidade de cada enólogo na arte de elaborar vinhos”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

Degustação de Seleção em andamento

As 16 amostras são selecionadas entre os 30% mais representativos da Safra 2019, ou seja, das 338 amostras inscritas por 47 vinícolas de oito regiões produtoras do Brasil, as 102 com maiores pontuações são classificadas e entre elas são selecionadas apenas 16 para o grande momento do vinho brasileiro. Este processo de avaliação está em pleno andamento e chama-se Degustação de Seleção. De 27 de agosto a 5 de setembro, 120 enólogos convidados pela ABE degustam amostra por amostra. Este minucioso trabalho é realizado no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, responsável pela coordenação técnica do evento.

Ao todo, serão 24 horas de degustação às cegas, seguindo normas internacionais. Para que todas as amostras sejam degustadas nestes oito dias, exceto sábado e domingo, os enólogos foram divididos em oito grupos com 15 profissionais cada. A cada dois dias, dois grupos de enólogos entram em ação. A degustação de seleção é fechada e segue normas internacionais.

Apreciadores de vinhos com interesse em participar do evento devem se inscrever pelo site www.enologia.org.br. As inscrições abrem no dia 4 de setembro, a partir das 9h.

Comentaristas confirmados

  1. Alexandra Aranovich – Blogueira e sommelier (Brasil)
  2. Cedenir Fortunatti – Enólogo do Ano 2018 (Brasil)
  3. Regina Vanderlinde – Presidente OIV (Brasil)
  4. Carolina Bahia – Jornalista (Brasil)
  5. Jaume Gramona – Enólogo (Espanha)
  6. Leandro Baena – Médico e sommelier (Brasil)
  7. Vincenzo Gerbi – Professor (Itália)
  8. Nicolás Vivas – Enólogo (França)
  9. Evan Goldstein – Master Sommelier (EUA)
  10. Marcel Miwa – Jornalista (Brasil)
  11. Thiago Mendes – Curador do International Wine Chalenge (Brasil)
  12. Pedro Mello e Souza – Jornalista (Brasil)
  13. Dominique Delteil – Consultor internacional (França)
  14. Eduardo Barbosa - Presidente da Sociedade Latino-Americana de Hipertensão (Brasil)

O EVENTO

O que? 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019

Número de amostras: 338 amostras

Vinícolas: 47

Regiões e estados: Vale do São Francisco (BA), Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC) e no RS a Serra Gaúcha, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra.

Etapas: inscrições de amostras pelas vinícolas (junho), coleta das amostras (julho e agosto), Degustação de Seleção (27 de agosto a 5 de setembro)

Data do evento final? 28 de setembro de 2019

Inscrições para apreciadores: a partir das 9h do dia 4 de setembro pelo site www.enologia.org.br

Promoção: Associação Brasileira de Enologia – ABE

  • Compartilhar com os amigos
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
Lucinara Masiero
Lucinara Masiero

Jornalista MTB 16.950 www.conceitocom.com.br @conceitocom

Ler mais artigos do(a) autor(a)

Gostou do conteúdo ?
Deixe seu comentário no artigo: 14 dos 16 comentaristas já estão confirmados, adoramos saber o que você pensa e quais conteúdos te interessam.

Enviando Comentário Fechar

Informativo

As inscrições dos vinhos para a XXIX Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2021 serão feitas mediante o preenchimento de ficha apropriada e pagamento da taxa de inscrição.

485 de 500

Fichas Disponíveis

Inscreva sua Amostra

Onde & Quando?

06 de Novembro de 2021
Bento Gonçalves, RS - Brasil
54 3452.6289
info@anv.com.br